quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Da série "Matando a sua curiosidade".

Como mantenho minhas roupas e sapatos com cara de novos?

Algumas hipóteses:

1. Tenho especial apreço por cada peça de roupa ou sapato que caminha comigo. E essa relação com o objeto muda a minha forma de cuidar dele. Minha relação com meu "acervo" é de amor confesso, ou seja, não o desprezo como o mundo nos ordena a fazer. Gosto e trato com amor como faço o carinho de passar hidratante no corpo depois do banho.

2. O meu armário é de colecionadora. Tudo bem que o meu sonho é ter um closet como o da Carrie Bradshaw, mas se (ainda) não posso tê-lo, tento distribuir as roupas em armários para que elas estejam sempre arejadas e presto bastante atenção no que devo pendurar em cabides ou guardar em gavetas, com a devida dobra – uso o bom senso para imaginar o que acontece com uma peça que fica muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição e, com senso de observação, vou encontrando as melhores formas de armazenar cada uma.

3. Mantenho tudo razoavelmente organizado, por cores e estilos afins, principalmente. E estou sempre reciclando na tentativa de descartar (doar ou vender) roupas que não uso, justamente para ter mais espaço e ar correndo entre uma peça e outra. Meu armário não é um arquivo empoeirado e tento cuidar dele como cuido de mim.

4. Observo sempre as etiquetas com instruções de lavagem e lavo poucas vezes minhas peças de roupas. Ter muitas roupas me dá essa possibilidade. É claro que existem as que uso mais, mas em geral as roupas se mantêm sempre novas porque são lavadas em menor frequência (e isso sem trema fica um horror) que o normal.

5. Tenho em casa uma pessoa de confiança, que acolhe com carinho a minha paixão por moda e toma um cuidado especial na hora de lavar e passar cada peça, não apenas no sentido de lavar à mão quando necessário, mas até para admitir que determinadas roupas devem ser lavadas na lavanderia.

6. Com os sapatos, o cuidado é um pouco diferente. Eu nunca os mantenho em caixas, deixo dispostos em prateleiras e até num pedacinho do chão do quarto, quando não há espaço. Tento fazer um rodízio para usar cada um, pois minha experiência ensinou que um par de sapatos, para não ficar velho, precisa ser usado. Existem exceções como uma bota italiana que usei um dia no blog, que eu tinha havia 14 anos. Mas em geral, se o sapato ou sandália fica guardado muito tempo, o material endurece, desidrata e quebra. Isso mesmo. Calçados também precisam de espaço arejado, limpeza cuidadosa com cada tipo de material e uso, muito uso. Pé na estrada, queridas. Com muita classe.

7. E não adianta ninguém me dizer que tudo isso é apego. Minha relação com minha "coleção" tem muito a ver com o meu cuidado comigo: é um retrato da minha autoestima (palavras tão estimadas que agora eliminaram o hífen e se uniram para sempre).

43 comentários:

Lou disse...

Seu Blog está lindo e eu estou muito contente por assistir suas imagens, assim como, ler seus textos, suas dicas!!!
Parabéns por todo sucesso, vc merece.
Admiro sua força, alegria e sua vontade de viver, assim como tranasformar, dor em alegria=)
Beijos montes
Lou

Unknown disse...

Hoje foi tudo de bom...fotos,videos,textos,conteúdo.
Parabéns. O vestido branco é lindooo.

Audrey Maciel disse...

Otimas dicas se vc soubesse como eu "cuido" das minhas...nao sei como ainda nao se desintegraram!!

Adriana disse...

A-do-rei! Grazie! ;)

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

sabe quando serei assim? nunca kkkkkkkkkkkkkkkkk
falta paciencia, ou melhor: amor c/minhas roupas.
o unico cuidado que tenho é: se compro uma blusa, pego uma q estou a tempos sem usar e dou p/quem precisa. essa é a minha reciclagem e maneira de manter tudo no lugar.
mas, adorei as dias ! o seu vestir reflete o seu amor e zelo e sinceramente, vc merece e muito um closet a la Carrie Bradshaw !
um beijo

Lady Shady disse...

"Fechô", querida!
bjs

Nina disse...

Que coincidência, havia pensado nisso mesmo há alguns dias. Não exatamente em como as peças duram com vc (comigo também é assim, o fato de não ter crescido e nem engordado nadinha tbm ajuda, rsrsrs) mas tava pensando se vc tem aqueles acessos mt característicos das mulheres, de olhar o guarda roupa cheio e falar: "ai meu Deus, não tenho roupa!"

as dicas foram tbm bem legais, o lance de separar por cores é mt útil pra mim tbm :)
beijinho pequenina!

Unknown disse...

Nossa, sabe que me identifiquei muito com vc agora ??? Tenho mania de beijar e abraçar minha roupa antes de vestir, e então meu namorado sempre diz que nunca viu ninguém ser tão apaixonado pelas roupas que tem como eu. Além disso, eu também evito lavar minhas roupas :) Sou extremamente criticada as vezes sabe ?! Mas vc me entendeu. Nossa, separo pelas cores, leu instruções de lavagem... mas sempre achei que era a única no mundo. E o pior de todos: eu tb não tenho o closet da Carrie !!

Amei, amei, amei !!!

Bjus

Unknown disse...

É também amor próprio e gosto pelas coisas!!

Um beijo bom e continua assim, linda!!

Regina disse...

Cris!

Eu simplesmente amei suas dicas. Sabe que depois que comecei a "frequentar" aqui, eu estou tomando um cuidado maior com minhas roupas. Sério mesmo.
Comprei um lava roupas que é para roupas delicadas, só deixo bater na máquina um pouco e depois eu enxaguo e penduro. Olha, isso está surtindo efeito.
Eu chegava aqui, via suas roupas sempre impecáveis e olhava para as minhas (com pouco tempo de uso) já estragando.
Cris, depois faz um desse com sapato! Porque esse sim, eu queria saber. Eu repito: Penso que você deve andar super tranquila nas calçadas (porque haja buraco) e como usa pouco, seus sapatos duram mais e ficam impecáveis também.

Beijos!

Marjozinha disse...

Sabe Cris, isso tudo que você escreveu é muito útil. Sou gerente de marketing de uma grife chamada ?Patricia Cristal (tendo um tempo, acesse o site e conheça!www.patriciacristal.com.br) e cuido pessoalmente do primeiro contato no atendimento ao cliente via e-mail. Faço isso pelo cuidado. E por fazer questão de retornar absolutamente todos os contatos recebidos, por mais excêntricos que às vezes eles sejam. Muitas pessoas perdem peças de roupas por não ter a delicadeza de entender que um tecido fino não é muito compatível com jóias e bijuterias pontiagudas, e que podemos e devemos usá-las, mas manter distância do tecido. Ou porque dobram de qualquer maneira uma tecido tão nobre que de "olhar mais forte" já sente...rs. No seu texto dá para as pessoas entenderem que isso não é questão de apego mesmo, mas sim de um cuidado com a auto-estima, com nosso próprio cartão de visitas: nós mesmos. Deus te ilumine! Beijos!

Pat disse...

Sempre delicada.

beijo

Pat

Iana Coimbra disse...

Cris,

Adorei o post. Fenomenal. Acho que preciso fazer isso também.

Bjs.

Bia Graça disse...

Cris,
Pensei que só eu fosse assim. Como meu marido diz "só você, virginiana que é, tem este cuidado com suas coisas. Não só com minhas roupas mas com meus sapatos e bolsas também. Tenho o cuidado de passar óleo ou algum outro produto para que eles durem mais. E não são poucos.
Meus armários são impecáveis. Tenho um quarto só para minhas roupas e sapatos, apesar de não ser um closet da Carrie Bradshaw, mas chega perto.
Amo minhas coisas.
Beijo
Bia

Sítio Nostro Recanto disse...

Oi Cris,
Este é meu primeiro comentário aqui, mas devo confessar que há uma semana quando descobri teus blogs, vicie! Você é um exemplo de motivação!
Posso dar uma sugestão? Coloca fotos do teu closet! Fiquei curiosa. Estou montando o meu e gostaria de ter uma inspiração a mais!
Super beijo
Karine

Mariana Fernandes disse...

Essas dicas são ótimas, mas tenho que admitir que isso seria bem difícil pra mim!
Mas vou tentar fazer isso sim, já que do tanto valor as minhas roupas!
Ah, os posts estão lindo e to amando acompanhar seu blog todo santo dia.
Bju...

Ana disse...

Cris, eu fui uma das que te perguntou como vc cuida das roupas...obrigado por responder!

Essa coisa de lavar pouco as roupas é batata e certamente está diretamente relacionada a ter bastante opção.Eu reduzi meu armário drasticamente a cerca de um terço do que eu tinha, e hoje minhas roupas " gastam" muito mais rápido.

(Parabéns pela coragem de dar tais declarações, certamente vc sabe que virão por aqui as supostas politicamente corretas que arvoram-se em arautos de lições de moral falando que tudo isso é deplorável, etc e tal...É bom ter um vidrinho de soro anti-ofídico sempre a mão...rs)

Realmente os sapatos são um capítulo a parte e mantê-los impecáveis suspeito que é até mais difícil do que manter as roupas...Pelo menos pra mim, aqui nesse Rio de Janeiro todo esburacado e alegria dos sapateiros e lojas de sapatos!

Concordo com vc tb que roupa precisa respirar e não nem tanto tempo assim que comecei a fazer como vc: exercitar meu bom senso pra descobrir como melhor guardar as minhas roupitchas.

Mais uma curiosidade: outro dia vc falou que estava levando 14 minutos pra se vestir...Vc tem a mania, como eu, de ficar as vezes parada ( sei lá, esperando a fila de um elevador, o caixa no supermercado ou coisas assim) pensando que roupa sua combina com o que? Ou vc só pensa nisso na hora de se vestir mesmo?! Vc usa a tecnologia ao seu favor do tipo: qdo vc está em duvida vc dá uma olhadinha nas suas fotos passadas pra se lembrar do que combina com o que ou buscar inspiração em si mesma?! rs

Bjs

Analu

Regina disse...

Analu!

Eu (euzinha acá) sou assim.
As vezes estou no mercado, na padaria, no trabalho, em casa, assistindo filme e fico pensando nas minhas roupas. O quê combina com o quê, e - olha - eu acabo fazendo descobertas maravilhosas.
Depois que comecei a ver Cris tenho feito mais e mais descobertas.
Ex: Tenho uma saia que agora me serve de vestido e não tem quem diga que ela é uma saia. Tudo isso "by Cris"

Beijo.

Ana Cristina disse...

Olá!!
Como é este mundo não é mesmo?
Um dia eu estava assistindo o Globo Repórter e vi sua entrevista a respeito do "Para Francisco". Achei muito legal e também uma pena não conseguir achar o blog...
Então, há alguns dias atrás estava lendo o blog "Rodaika e Fetter" do ClicRBS (pertencente a RBS do RS) e vi um comentário da Roadaika sobre o "Hoje vou assim", no qual ela elogia o seu blog e fazia uma brincadeira com o Fetter, marido, tirando umas fotos dele parecidas com as que você posta. Além de de cara ter adorarado o "Hoje vou assim", descobri que você também é a "dona" do "Para Francisco". Parabéns pelos dois blogs, pelo livro, muito sucesso para você! Simplesmente amo as combinações que de roupa você usa!!

Beijos

Daisy disse...

Adorei!
Ainda ontem estava pensando como deve ser seu closet e seu cuidado com as roupas. Coincidência!
Um beijo.

Li disse...

Amei!!
Acho q se vc visse o meu guarda-roupa ou ia ter um infarto ou ia me assassinar!! huahuahauhaua

bjocas lindona!!

Dany Ribeiro disse...

Hoje vou reclamar...

ADORO os dois blogs (tbm AMEI o livro), visito todos os dias e já deixei vários comentários-elogio. Mas hj vou deixar meu "comentário-bronca".

Sou Secretária Executiva Bilíngue(sem trema, de acordo com a nova gramática), graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva, com alguns anos de experiência na área. Para quem ainda não sabe, Secretária é uma profissão regulamentada por lei, e assim como Administração, Direito, Medicina, etc, exige formação específica para tal.

Não é de hoje que nós, profissionais da área e entidades de classe da categoria, temos lutado para acabar com essa história de "secretária do lar". Inúmeros processos foram abertos, e felizmente, a Justiça se fez valer e reconheceu que Secretária é Secretária, e faxineira é faxineira (ajudante, auxiliar, assistente ou qq outro nome que se ajuste à profissão). Tudo isso sem querer desmerecer ninguém, claro!!

Cito a apresentadora Ana Maria Braga como um dos casos em que a Justiça Brasileira reconheceu que essa história de "secretária do lar" não existe, e exigiu que a apresentadora se retratasse ao vivo no seu programa, além da indenização que foi paga à Fenassec (Federação Nacional das Secretárias e Secretários).

Portanto Cris, acredito e admiro que vc tenha encontrado uma ÓTIMA assistente, que toma muito cuidado na hora de lavar suas belíssimas roupas.
Secretárias (como eu) lavam roupa por obrigação (as nossas próprias, em casa), e não pra ganhar dinheiro.

Um grande abraço!!!
Danielle.

Ma disse...

Nossa, mto legal mesmo!

Obrigada pelas orientações!!!
Grande beijo!
Marília

Cris GoMon disse...

Cris,

Maravilhosa!

Adorei a idéia de pensar no armário como "coleção" e ao invés de me classificar como "consumidora" ou "compradora" (compulsiva), agora me declaro "colecionadora"...

Recentemente vi no filme ON HER SHOES, pessimamente traduzido para EM SEU LUGAR, o diálogo entre duas irmãs no qual uma defende sua "adoração" por sapatos - repudio a palavra compulsão por comprar sapatos... - pois sempre ficam bem em quem é plus size...

Eu sou colecionadora de bolsas e sapatos pois é difícil achar roupas que me caiam bem, como a personagem do filme, também advogada...

Mas depois que conheci você, minha relação com o meu jeito de me vestir, e bota EU e ME nisso aí, mudou completamente!

Eu já me considerava uma pessoa de estilo, e não de moda.
Mas agora sou muito mais eu, do que sempre acreditei que era...

E encontrar alguém que tem a mesma relação com os objetos que antes foram tanto desejados e que momentaneamente estão no meu acervo pessoal, é muito gostoso!

Adorei esse post!

E voltei a comentar!

beijos, amada,

Kika GM

Ana Lange disse...

Maria Cristina. In her shoes é uma expressão da língua inglesa q significa mesmo em seu lugar ou na sua pele. Existem várias outras expressões, nem td é traduzido de forma literal.

Cris, amei as dicas. Tb adoro cuidar com mto amor e carinho das minhas roupas e dos meus sapatos. Ahh, eu amo sapatos! Aliás, preciso mandar fazer uma nova sapateira. kkkk Ainda mais q semana passada eu fui num outlet de uma fábrica de calçados, não resisti e levei 13 pares pra casa. kkk
bjãoo

Mariana disse...

Cris (desculpe a intimidade, mas acompanho o blog, em silêncio, há um tempo, logo, já me considero "de casa"), e para piorar o estranhamento com a nossa "nova ortografia", autoestima agora é assim, sem hífen...
De resto, parabéns é pouco pelo seu trabalho (vou comprar o livro, que deve ser maravilhoso) e pelo seu astral.

poesia em degustação disse...

Sério! Precisava mesmo de alguns conselhos, não sabia que poderia encontrá-los aqui.
Obrigada pelas dicas.
bjs

Por enquanto... disse...

Oi, Cris!
Antes de mais nada, seu blog tá cada dia mais lindo e venho aqui todos os dias ver o "look nosso de cada dia", e quase sempre acho explêndido.
Mas hoje quero fazer uma observação que tem mais a ver com outro tipo de moda:
Secretária é uma profissão devidamente regulamentada por lei, assim como deméstica também o é. O que acontece, querida Cris, é que para ser chamada de secretária há de se ter, no mínimo, um curso técnico específico e uma licença do SindSec, muitas são bachareladas, pós-graduadas e poliglotas. Não é desmerecendo a categoria, que inclusive, lutou muito pra chegar onde estão, é só uma questão de pingos nos "is". Desculpe a honestidade, mas acho injusto a disseminação de uma idéia tão equivocada no seu blog, que é um grande veículo de comunicação. A FENASSEC se resguarda no direito de reclamar esse título judicialmente, como já aconteceu várias vezes.
E gente, secretária não é apelido carinhoso! Por favor!
Eu sei, Cris que você como a pessoa delicada que é vai reconhecer que a minha bronca tem uma boa razão de ser.

Um beijão e sucesso sempre!

claudia cavalcanti disse...

Adorei as dicas!
Como vc cuida das bolsas?
Bjoca

Por enquanto... disse...

Redundância... depois de comentar vi que já havia um comentário a respeito, mas serve de força, né Danny? Um beijo, cara colega.

Regina disse...

Cris;

Ví que você incluiu os sapatos.
AMEI!
Ai Cris, há tanto tempo que eu te pergunto! Que bom que você respondeu.
Amei suas dicas.
Você é uma querida, querida, querida
(Considere isso um abraço)

Beijo!

Unknown disse...

Uuhhh, vontade de VER onde e como voce guarda as coisas.Muita coisa que eu tenho não são usadas pq simplesmente não sei guardar as minhas roupas de forma que fiquem faceis de lembrar, de combinar...
Um dia ainda espero que vc mostre pra gente.
bjs

Fabianne disse...

Adorei ! E , como vc tem total razão, vou seguir...
bjs

Cristiana disse...

Cris, adorei as dicas. Sabe o que eu tenho feito ultimamente?! Dobro e guardo em um canto as roupas que não tenho usado mas sei que voltarei a usar. Daqui a seis meses, quem sabe, elas não me surpreenderão?! Beijos, Xará!

Vou de Sartorial disse...

Ai meu Deus!!! Até que enfim alguém que pensa como eu! O pior é que todo mundo me acha neurótica, mas tenho exatamente os mesmo cuidados com as minhas roupas e sapatos!!! é isso aí Cris!!!!

Naila Oliveira disse...

Praticamente uma declaração de amor. Me deu uma vergonha da minha baguncinha

EmLetras disse...

To adorando as novidades do blog, repito, você começou 2009 arrasando!

Cris, hoje faz 1 ano que te conheci, risos....Foi quando comprei a revista, li, amei, corri para conhecer o Para Francisco e logo depois o Hoje vou assim, nunca deixei de visitar um só dia, fiz poucos comentários, mas vivi junto com você o crescimento dos dois, as criticas, descobertas, novidades, vi o nascimento e o sucesso do livro, assim como o sucesso do HVA.
Parabéns para nós duas, rs.
Você me inspirou a escrever um blog, lá falo de tudo e sobre nada, mas descobri que escrever é bom e engrandece nossa alma, por isso não parei e o blog fez um ano.
Você ajudou pequena gigante! É assim que gosto de te chamar. Me sinto intima para isso, rs.

Tenho o livro e terei outros tantos que você escrever, pois simplesmente adoro seu jeito de escrever e admiro a sua força e também como consegue vê sentindo e beleza nas pequenas coisas da vida.
Já falei demais, né....Mas hoje eu posso, rs.
Beijo grande, sucesso sempre. E ano que vem estarei aqui novamente para lembrar do dia 15/01/08 quando te conheci.

Viviane Moreira disse...

Adorei seu comentário e aprenderei com ele, tenho um sapato que amo muito, acontece que era um amor tão grande que fez com que não o usasse quase nunca, concluindo, quando o usei, ele simplesmente desintegrou em meu pé.....sim, aprendi que se vc ama algo vc cuida e a usa, valendo para roupa e claro sapatos!!!
Beijos minha flor!
Vi

Marina disse...

Cris, adorei esse post!
Muito bacana ler esses aspectos técnicos (e delicados) com os cuidados com as roupas!!!
Confesso que lavo minhas roupas demais! Mas eu não resisto! Gosto de roupa com cheirinho de sdabão em pó! :(
Fazer o que?

Ma disse...

Oi! Meninas, muito legal a informação sobre "secretária", obrigada!
Beijos para todas e vc, Cris!

Unknown disse...

Aahh Cris, vc então podia tirar umas fotinhos do seu armário mágico pra gente poder ver como é, na prática, essa história!! Atiçou minha curiosidade...
Beijo!

Brecho Pequeno disse...

Gente jura que não usar o sapato faz ele desintegrar? Tenho uns 20 pres sem usar. Agora deu medo.

Viviane Moreira disse...

Desculpe Madame Sin, acho que exagerei no termo, mas que é verdade que ele estragou na terceira vez que usei, é a mais pura verdade!!! Comprei em 1996 e de lindo que achei, tentei preserva-lo....usei ele no ano passado (a terceira e derradeira vez) e quando percebi soltou o solado e o salto de um dos pés amassou e claro eu chorei de raiva! O que vc pode tirar de tudo isso é que vc deve usar sim, pois como a Cris mencionou, a cola vai secar e o sapato vai rachar e se não usado!!!
Então, saia por ai com seus belos sapatinhos!!!
Beijos
Vi