quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lançamento "Diário de Bordo" - lindo e delicado.

Postais literários DIÁRIO DE BORDO viram coletânea.

Com apresentação do escritor Marcelino Freire, a coletânea pode ser encontrada nas livrarias Usina das Letras

Diário de Bordo, o projeto literário mais pop dos últimos tempos, vira coletânea. A série de cartões postais que mistura texto e imagem em pílulas quinzenais sai dos balcões e chega às prateleiras da cidade. O lançamento acontece dia 4 de julho, a partir das 19h, na livraria Usina das Letras, do cinema Usina.

Lançado em 2005 de maneira independente, o Diário trouxe uma proposta inovadora: literatura ilustrada em cartão postal. Fruto da parceria entre a jornalista Lieli Loures, a diretora de arte Raquel Alvarenga e a artista plástica Inco Matsui, a ideia nasceu em 2004, quando Lieli se mudou para Nova York. Sensações, experiências e paisagens desconhecidas foram base para os textos traduzidos em imagem pela japonesa Inco. Em Belo Horizonte, nas mãos de Raquel, o projeto ganhava corpo e era distribuído gratuitamente pela cidade.

Pensado para ser concluído em 20 notas, o projeto foi interrompido quando a jornalista voltou ao Brasil, em 2006. A retomada aconteceu em 2007 com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Lieli e Raquel deram continuidade ao trabalho, que em sua segunda edição contou com ilustrações de diferentes artistas de Belo Horizonte. O projeto chega ao seu fim com o lançamento da coletânea, que inclui as dez primeiras notas, totalizando 30 postais.

Durante os três anos que circulou gratuitamente por Belo Horizonte e São Paulo, os cartões foram postados, trocados e colecionados, mas não só. Estabeleceu uma relação íntima com o público e se tornou tema de trabalhos em universidades, como PUC Rio e Uni-BH; e escolas de teatro, como Galpão Cine Horto e T.U. O Diário de Lieli Loures narrou, além das histórias vividas pela protagonista fora do Brasil, os desafios que a volta para casa traz. A falta de lugar no mundo e a necessidade de pertencimento são temas frequentes.

Des16ner, Francisco Martins, Gabriel Malard, Julia Valle, Pedro Hamdan, Raquel Alvarenga, Raquel Pinheiro, Raphael Righi e Ricardo Donato assinam as ilustrações da nova edição. A revisão é de Pedro Monteiro, professor doutor em Escrita Criativa, pela Universidade de Albany, N.Y, nos Estados Unidos.


Gente, este lançamento é imperdível. Recebi um exemplar de presente da Raquel Alvarenga e fiquei encantada. Se eu fosse você, garantia o seu. Para ler, ver, se emocionar e guardar.

Dia 4 de julho, às 19 horas na Livraria Usina das Letras.
Rua Aimorés, 2424 - Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG


Locais de venda: livrarias Usina das Letras (Usina Unibanco de Cinema, Usiminas Belas Artes Cinema e Palácio das Artes)

Valor da coletânea: 23 reais.

8 comentários:

Lucia Biancarde disse...

Quando for lançamento no Rio, avisa pra gente!!!

luciabiancarde.blogspot.com

Unknown disse...

Cris!
Vc é a delicadeza em pessoa...
Muito obrigada!

Sabrina Davanzo disse...

O trabalho das meninas é fantástico. Vale muito a pena ir conferir!

Beijos!

Camila disse...

Oi Cris,

Vou passar lá para comprar e alimentar minha coleção de cartões postais... tenho alguns da Raquel, o bom que "completo" a coleção ( que nunca termina.)

Estou em um processo de mudança profissional terrivel e sofrido, até dei uma sumida. Ontem vi que você usou o vestido da Srta. Fiquei muito feliz. Alegrou meu dia. (de verdade.)

bjs
Camila
srtasenhorita.wordpress.com

Fabiana disse...

Raquel: Quem mora em SP pode comprar? Como?

Unknown disse...

Oi Fabiana!

Parte dos postais foram distribuídos na Mercearia São Pedro, na Vila Madalena. Por isso, há grandes chances de fazermos um lançamento em São Paulo, pois a Lieli, autora dos textos, apesar de belorizontina, mora em sampa!

Me passe seu email que te mantenho informada. Mesmo não havendo lançamento e ponto de venda por aí, posso mandar seu exemplar pela Lieli! Que tal?!

Meu e-mail:
raquelalvarenga@hotmail.com

Aguardo seu contato!

Bjo grande!

a_girl_feeling disse...

Bah, esses projetos tinham que chegar aqui no RS! bjsss

Unknown disse...

com tantos elogios, merecia um projeto gráfico melhorzinho...