terça-feira, 19 de maio de 2009

Hoje eu visto esta camisa. E não pretendo tirar mais.

SEM TABACO, 100% FASHION.

Você sabia:
- que o tumor de pulmão já e a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres?
- que mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional correm até 10 vezes mais riscos de infarto do que aquelas que usam apenas o contraceptivo?
- que fumar ainda aumenta os riscos de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce?
- que as mulheres passaram a ocupar mais espaço entre as vítimas fatais do câncer de pulmão – doença diretamente ligada ao tabagismo?
- que um estudo realizado em 10 capitais brasileiras mostrou que as meninas experimentam cigarro em maior proporção que os meninos?


As estatísticas mostram que entre 1990 e 2002, o câncer de pulmão saltou de quarto para segundo lugar no ranking dos tumores que mais matam pacientes do sexo feminino no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama. Cerca de 40% dos óbitos em mulheres com menos de 65 anos estão ligados ao cigarro.

Quem convive com um fumante sabe disso. Meu pai passou a vida fumando muito. Um dia, corajosamente conseguiu parar de fumar. Mas já era tarde: dois anos depois descobriu um câncer de pulmão e morreu por causa da doença. Antes dele, minha mãe foi levada por um câncer de mama. Ela não fumava, mas provavelmente a convivência com o cigarro do meu pai a ajudou a desenvolver a doença. O pai do Francisco também fumou muito, por muito tempo, e precisou de três tentativas para finalmente conseguir parar. Ficou orgulhoso e feliz por isso, mas não teve tempo de conhecer o próprio filho.

Mesmo assim, muitas vezes eu mesma sucumbi ao cigarro. Ele sempre pareceu ser a companhia perfeita nos meus momentos de stress, tristeza ou ansiedade. Nunca fumei muito, mas confesso que também era difícil resistir até àquele eventual cigarrinho que acompanha a cerveja.

Como eu, grande parte das mulheres vive essa realidade. Muitas de nós também chefiam suas famílias e se multiplicam pra dar conta de tudo. E o que é pior: acabam somando este quadro a uma vida sedentária, por absoluta falta de tempo.

O Dia Mundial Sem Tabaco está chegando (31 de maio) e tive a alegria de ser convidada pela Athena para participar da campanha Sem tabaco, 100% fashion, promovida pelo Centro de Câncer de Brasília e liderada pelo oncologista Murilo Buso. A campanha usa a moda como veículo para alertar mulheres de todas as idades.

Bravo!

O movimento começou em 2003 e desde então recebe o apoio de importantes nomes da moda, como os estilistas Walter Rodrigues, Luiza Marcier e Kumiko Watari. A camiseta deste ano foi criada pela brasiliense Renata Janiques, que venceu concurso do qual participaram outros estilistas de Brasília.

O objetivo primordial da campanha é desencorajar os adolescentes a começar a fumar. Afinal, o vício do cigarro é um dos mais difíceis de abandonar – comparável ao vício em heroína, por exemplo.

Foi neste fim de semana, em Brasília, que fizemos uma sessão de fotos com uma produção nota dez: moda, maquiagem, cabelo, fotógrafo, tudo de primeira. Foi uma delícia!

O lançamento oficial da camiseta será no dia 2 de junho, na Monna, em Brasília. 100% da arrecadação com a venda das camisetas será revertida para pacientes carentes.

Criação da camiseta: Renata Janiques
Styling: Taciana Sugai
Beauty: Marie Lima e Maurizio Mandala
Foto: Cristiano Sérgio
Agência: Athena
Lançamento: 2 de junho na Monna

Pra mim, essa campanha já começou mudando hábitos. Ela me fez parar pra pensar mais uma vez e, um dia antes de embarcar, decidi parar definitivamente de fumar. Agora, não sobrou espaço nem para o cigarrinho esporádico.

Saúde não sai de moda e ainda deixa a gente mais bonita.

63 comentários:

Lis Bastos disse...

Parabéns pela iniciativa de parar de fumar!!! Acho que cigarro não combina com nada.
Ah, adorei o make...adoro quando vc está maquiada.
Bjos no core e até... boa semana.

Deveria estar estudando disse...

Bela campanha, Cris.
Também estou nessa.
Vou no lançamento, você vai estar lá?
bjks. Mel

Carolina. disse...

Adorei a campanha anti-tabagista. Sou da área de saúde, não fumo e vejo o quanto isso apodresse as pessoas de uma forma lenta e rápida ao mesmo tempo. É pena ainda não termos tantos incentivos, e mesmo com os que temos, ainda não é suficiente. Gostei da iniciativa e assino em baixo. Sem contar com o glamour destacado em você nessa campanha. Parabéns.

LUSLAP. disse...

Amei e adoto está campanha...
BJKS LUSIETTE

Fê Orlando disse...

Linda como sempre. Parabens pela campanha. Bjo grande!

Anônimo disse...

Adorei Cris. A fotografia está um show e você também.
Campanha bacaníssima e eu já visto essa camisa há tempos.
Um beijo

EmLetras disse...

Bravo usar seu espaço e seu rosto para divulgar e abraçar a capmanha.

Viva a saúde! Parabéns.

Lívia

Fernanda Maciel disse...

apoiada!
adorei a campanha! muito boooa! :D

Renata Iannarelli disse...

Parabéns pela sua iniciativa e aos idealizadores pela campanha! Nunca fumei, mas convivi muito tempo com fumantes e soria com isso. Aliás, meu pai fuma muito até hoje e sofre conqequências por enquanto apenas chatas, daqui a pouco, infelizmente, sérias.
Parabéns, mais uma vez, por apoiar esta causa.

J^^h Dagort disse...

parabens lindaa....por parar de fumar...meu pai fumou durante anoss..e isso sempre fez mau p mim e minha mae(fumantes passivas)..ateh que o proibimos de fumar dentro de casa...e de tanto insistirrr.....depois de mais de 35 anos fumando ele parouu.....naum foi facill..a ansiedade no tratamneto deixou ele muito nervosoo...briguentooo...insuportavell...mas valeu a pena.....


=D

Bruna Denegri disse...

genteeeeeee e amei amei amei ameii tudo demais!
:D

Eu concerteza vou comprar quando sair!

Mega parabens por apoiar essa causa

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Desculpe a expressao: cancer é uma desgraça !!!!!!!!!!!!!!!
Me envolvo sempre em varias campanhas, só quem sentiu literalmente na pele o inferno que é ter essa doença, quer ajudar a todos a nao passar pelo mesmo.
Linda vc.. a iniciativa, a foto.
Comprarei minha camisa !
Um beijo pequena

Anônimo disse...

ótima campanha! e parabéns por não fumar!
Além de ser prejudicial é um hábito nojento e fedido....
Tbm quero uma camiseta, você ficou um máximo Cris! Tá linda!
Beijos!

Nina disse...

Primeiro, que foto show! Adorei a maquiagem e a camiseta é tudo de bom, mt criativa.

Cigarro é mesmo um baita dum problema, né Cris? Nunca fumei, nunca tive interesse, mas mt gente querida por mim fuma. E sim, mata de verdade! Meu ex sogro, o neto dos meus filhos, por sinal mineiro, ai de Bh, ali na Augusto de Lima, teve uma complicacao durante uma simples cirurgia, e nao resistiu, os medicos disseram que ele nao teria morrido se nao fumasse.. foi um choque pra todos.

e assunto bem complicado mesmo, porque mexe com dependencia, necessidades internas, enfim, mas tá na hora de parar com essa fumaceira né?? principalemtne nós mulheres, cigarro só traz prejuizo e tira, além da nossa saúde, a nossa beleza tbm...

parabéns pela bela campanha!

Juliana disse...

cris!
você está lindíssima!

MALU, SIMPLES ASSIM disse...

Parabéns pela iniciativa e por vestir uma camisa tão importante. A produção está linda mesmo!
Bjs.

Carla Querci disse...

q bacana!!! Quero uma !!! Vai vender qdo??

bjobjo
Cá =)

Suely disse...

Sempre leio seu blog, mas nunca comento. Amei a produção, vc ficou linda!!! E mais ainda pela "causa", fumei durante muito tempo e há dois anos e meio parei definitivamente, precisei usar um remédio, pq sozinha sempre acontecia as recaídas, me sinto hoje feliz e saudavel. Apoio 100% essa campanha!!!
Beijo para vc querida
Ana Paula Silvestre

Ana Paula Gomes disse...

Amei... Adorei está campanha.. Assim que tiver está camisa a venda vou comprar...
Tenho uma luta sem fim com minha mãe por causa do cigarro. Dificil..

Beijos bom dia Cris

Laély disse...

Linda foto!
Bela campanha, porque é essa juventude que precisa saber dizer não! Ela é bombardeada por um falso glamour da aparência doente, que a indústria da moda costuma passar!
Corajosa e acertada decisão, a sua! Mantenha-se firme e boa sorte! Seu filho, e todos que lhe amam, irão agradecer e você terá mais tempo e juventude pra curtir isso!

Marcia P. disse...

Parabéns pela iniciativa Cris, vc sempre por aí por uma boa causa.
Nunca coloquei um único cigarro na boca, mas presenciei por muitos anos meu pai com este acessório desprezível.Infelizmente, ele não teve oportunidade de conhecer muito dos seus netos.

Valeu!!!

Márcia - Cascais/Portugal

Unknown disse...

Oi Cris, a produção ficou linda, a causa é nobre e a campanha ganha fôlego forte com você. Beijos. Sucesso!

claudia cavalcanti disse...

Fico muito feliz com essa campanha, Cris. Meu pai está com câncer na garganta, devido ao fumo associado a bebida alcoólica, outra combinação perigosa. Bjos Cláudia

Ana Carolina disse...

Legal demais a estampa da camisa. Recomendo que assistam também ao filme Fumando, espero.

Beijos, Cris, parabéns. Com certeza foi uma escolha acertada da campanha ter vc como modelo!
ah, te mandei email;)

Clau disse...

Nossa, Cris, que foto linda! Amei esses cílios gigantes!
E a camisa é uma barato, essa campanha tem meu total apoio!
Bjo, bom dia!

Unknown disse...

A iniciativa é bacana e contribuíndo para que ela se concretize é que nós faremos a diferença para os nossos filhos, o seu engajamento não me surpreende, só reforça seu compromisso com a generosidade. Valeu Cris, os meus DOIS amigos Brasilienses por adoção serão intimados para me representar no evento em BSB. Assim como vc, muitos momentos fiz a bobagem de fumar esporádicamente. Este hábito já não tenho mais, como disse a Ana Carolina, escolha acertada, sua e da agência.
Beijos carinhosos,

Unknown disse...

Oi, Cris

Mto linda a produção, perfeita!
Qto ao cigarrinho esporádico, tbm sofro desse vício, infelizmente!
Sabemos o qto ruim o cigarro é, mas achamos que "só de vez em quando" não faz mal, mas ledo engano.
Além de fazer mal para nós mesmo, ainda fazemos mal pra os outros, uma coisa horrível!!
E como vc disse, não fumar nos deixa mais bonita e acima de tudo, mais cheirosas e saudáveis.
Parabéns por aceitar esse novo desafio.
Bjo

a_girl_feeling disse...

Super bacana a sua atitude! É realmente importante parar pra pensar... Eu sou fumante passiva e odeio essa condição... Fica o desejo de mudança!! bjsss

Kate disse...

Força na sua empreitada. No começo é mais difícil, mas a compensação de ficar semre com o cabelo e roupas cheirosas - e o pulmão em dia - não tem preço!!!!

Gleyda Cordeiro disse...

Parabéns! Adorei a campanha e a foto. Cigarro não tá com nada mesmo!

Chel Vieira disse...

A foto, a camisa, o make , a produção ficaram lindas as a idéia e MARAVILHOSA!!! Precisamos de mais campanhas assim que ligeum o fashion com a necessidade social.
Será que vai vender pelo site?
bjs
PARABÉNS!
depois passa lá
http://chelvieira.blogspot.com/

Carol Arêas disse...

Cris, você está parecendo uma pintura!

Viviane Moreira disse...

Sim!!!!!
Eu NUNCA na vida fumei!!!! NUNCA!!!!
ODEIO cigarros!!! Infelizmente conheço muitos que fumão, e uma cena que muito me deprime é ver mulheres grávidas fumando, como pode haver cena mais triste!!!! Fiquei triste só de comentar a cena....
Estou com vc Cris!
Que sirva de exemplo pra todos!
Bjsss

Carol Domingues disse...

Que bom que eu não fumo!

Bjos

Lisa Nunes disse...

Cris, parabéns pela iniciativa! Estás linda na foto!! Um grande abraço

Bruna Tassis Fotografia disse...

A produção está espetacular!!
Já dei uns tragos, confesso que adorva, embora fosse muito esporadicamente.
Mas há mais de 12 anos, quando engravidei nunca mais nem dei um traguinho.
Não quero dar este tipo de exemplo prá meu filho. Por ele nem por diversão!

Unknown disse...

Oi Cris!!!
Adorei a iniciativa!!!
Quero compar esta camisa...
Depois mande informações para a aquisição.

Ficou linda na foto.

Um grande beijo.

Lulitas disse...

Nossa!! Como vc ficou mega blaster hiper super LINDA Crissssss!!!!
ARRASOU!!!!
E arrasou tb nessa bela inicitiva... cigarro!! Blarg!! Tô fora!!! Preciswo convencer meu marido nisso.. meu desafio!! rsrsrsr
Bjs linda!!!!
http://www.bazardaslulitas.blogspot.com/

Cláudia Paulino disse...

Cris, PARABÉNS !!! Parabéns pela campanha e principalmente pela iniciativa de parar de fumar !!! Cigarro não combina com uma mulher tão BACANA, MODERNA E ANTENADA feito você !!! Cigarro é coisa decadente, só faz mal e não traz nenhum benefício prá ninguém !!! beijos

amanda.monteiro disse...

sintonia cris...sintonia...
vai lá no blog ver!

Anônimo disse...

Muito legal a ideia, sabe que eu tenho um chefe que fuma o dia todo e se acha no direito de fumar na minha sala, que não tem nem uma janelinha para o ar sair. Eu acho uma mega falta de respeito. Balanço os braços, começo a tossir, mas ele não se toca. Não vejo a hora da lei entrar em vigor em agosto e eu poder colocar uma plaquinha na minha sala: Proibido Fumar!.

Gostei da camiseta e quero comprar assim que disponível. Será que vai ser vendida pela internet???

Parabéns Cristiana!!!

Dani Barcelos disse...

Cris, linda campanha e lindo depoimento! Parabéns! Por favor, nos informe quando começar a venda dessas camisas!!!!
BJks

Simcoletivo disse...

Nóooooooo, que make tudooooo!!
Lembrando que quem não fuma fica assim, pele bo, estampa toda bela e dadivosa!!!
Arrasa!!

Simcoletivo disse...

ps* pele BOA!!

rosita disse...

Sobre o cigarro nada a declarar. Apenas uma observação, você fica lidna de qualquer jeito heim?????????? bjs. Parabéns!!

Guiga disse...

Parabéns por parar de fumar!!! Gente inteligente é assim: se informa, pensa e muda pra melhor! :D
A produção tá linda!!! E a camiseta tb!

Nani Vieira disse...

PARABENS pela iniciativa , tambem preciso tirar esses cigarrinhos acompanhados daquela cervejinha da minha vida!!!!! Mas olha , amei a camisa , e quero muuuuuitoooooooooooooooooooo!!!
Tah linnnda na foto!!!
Amei!!!
um beijooooooooooooooo

Rapha ruiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rapha ruiva disse...

Cris....
Adorei a campanha....não gosto de cigarro....apesar de já ter tentando fumar...(que vergonha!)....mas não consegui....Ainda bem...meu corpo agradece!!!!
Já tinha visto a camiseta....e já queria....mas depois que vi em vc....lindíssima e super estilosa nas fotos (com seus longos cílios)...quero mais que nunca!!!!
Desta forma fazemos várias coisas bacanas de uma só vez...Desencorajamos as pessoas a fumar...ajudamos pacientes carentes com a renda da venda....e....anunciamos nossa opinião para "o mundo", simplesmente usando "nossa" camiseta nas ruas, e "de quebra" ficamos super estilosas....inspiradas pela nossa querida "Mãe do Cisco"!!!
Amei!!!
Ah...vc sabe se venderão pela internet?!?!? Moro longe de Brasília, no Paraná!!!
bjinhos...
Rapha!
;D

Ane Bolos Decorados disse...

Adorei a maquiagem, tá linda!

Ana disse...

Bravíssima, Cris!!!! Super apoiado!
E vc está uma verdadeira boneca na foto da campanha, adorei a maquiagem e os cílios postiços! ;-)

camila disse...

parabéns, cris! eu já fumei, parei há cinco anos. hoje sou mais chata com cigarro do que gente que nunca fumou!! o cheiro é horrível, faz mal pra pele, deixa os dentes amarelos.... sem falar no câncer e na falta de educação com os demais, porque ninguém merece ser fumante passivo... blé!
ficou linda a foto!!
beijos!!

Ana Laura disse...

Puxa Cris...Linda,linda,linda na foto!

AL

Unknown disse...

Olá Cris,

Gostaria de aderir a campanha. Quem me conhece sabe o quanto odeio cigarro!! Meu namorado teima em fumar narguilé, que para mim é a mesma coisa!!
Será que lançarão a camiseta aqui em São Paulo? Ou será possível adquirí-la via internet?
Abraços e parabéns pela sua participação na campanha!

Michelle Senna disse...

Que legal essa campanha!!!
Realmente cigarro é bad trip d+!!!
Que foto linda CRIS!!!!Bjs,parabéns!!!

Marília disse...

Cris, você é bonita porque você É bonita, naturalmente e sem artifícios. Mas maquiada você fica mesmo linda!
E a campanha é muito legal!

Karina Mendes disse...

Olá,
Vi você no jornal e vim correndo conhecer seus blogs. Adorei seu cabelo, os looks todos! Você é uma moça linda e corajosa.
Sou das que fumam com a cervejinha, mas agora que casei a minha companheira pega no meu pé e estou quase deixando totalmente o cigarrinho esporádico. Mas haja vontade viu pq as amigas de copo todas fumam...ai ai
um beijo da sua nova leitora

Japa disse...

Cris,

DEMAIS!!! AMEI a produção, você está mega-linda! Realmente, como alguém já comentou, parece uma pintura.

E a campanha, maneiríssima. Eu faço parte do grupo que fuma esporadicamente. E juro que já estou repensando esse ato.

Parabéns a você e aos responsáveis pela iniciativa da campanha.

Um beijo, Japa

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

" mas confesso que também era difícil resistir até àquele eventual cigarrinho que acompanha a cerveja "

Já não bastava fumares, também tinhas que beber... :-)

Cumprimentos,

José

Daniela Augusta disse...

Q-U-E-B-A-C-A-N-A

S. disse...

Cristina, tudo bem? Sou de Brasília e também tenho o site, mas é sobre turismo o Próximo Destino: Brasil!(www.proximodestinobrasil.com.br). Entretanto estamos apoiando a mesma campanha: "Sem Tabaco, 100% Fashion" (e também sou sua seguidora! Todos os dias dou uma passada no seu site para conferir o seus looks e me inspirar!) Será que poderíamos trocar links, para que na minha página principal aparece o seu site e vice-versa?! Abraços e nós vestimos a T-Shirt Sem Tabaco, 100% Fashion! :)

Malu Reynaud disse...

Cris,

Essa é a atitude mais FASHION de todas. Tenho acompanhado seu BLOG e tenho certeza que vc ficará mais bonita ainda depois de parar de fumar... e... seu filho também merece uma mãe SMOKE FREE! Bjs Malu

S. disse...

Cristina, tudo bem?! Nossa, fiquei super feliz pela troca de links!! O seu já está no nosso site também. Confira lá! Um beijão smoke free pra você! :)