terça-feira, 4 de maio de 2010

Sem tabaco, 100% fashion. Vista esta ideia.



Se você está lendo este texto agora é porque, como eu, acredita na moda como forma de expressão.

Em 2009, eu conheci o pessoal do Sem Tabaco, 100% Fashion, do Centro de Câncer de Brasília. Há sete anos, eles usam a moda para mostrar que o tabaco não está com nada, não tem nada a ver com beleza e bem-estar.

A ideia veio a partir do Dia Mundial sem Tabaco, criado pela Organização Mundial da Saúde e celebrado dia 31 de maio, para promover uma guerra de mídia. Eu não sabia, mas documentos secretos da indústria do cigarro focam esforços em crianças e jovens como “reservas de abastecimento”. Qualquer semelhança com o filme “Obrigado por fumar” não é mera coincidência. É sério.

Na época eu posei para a campanha, inclusive tem uma foto minha ilustrando o perfil da campanha no Twitter. Eu literalmente vesti a camisa, no caso, toda preta e com uma modelagem que foge da t-shirt original. O destaque era um ícone na frente, que dizia tudo: “cigarro-bomba”.

Este ano, a proposta é diferente. Sabemos o poder que os blogs têm para difundir ideias e conceitos. A nossa é, com a sua ajuda, montar uma rede nacional de blogueiros de moda para divulgar a campanha. Nós não somos xiitas e nem contra os fumantes. Só queremos mostrar o outro lado: que o tabaco, além de tudo, prejudica a pele, o cabelo, o hálito, enfim, não tem nada a ver com moda.

Queremos publicar simultaneamente, em rede, cerca de dez posts com mensagens, curiosidades e informações antitabagistas. Esperamos poder contar com você.

Em 2010, o estilista francês Ilan Delouis assina a t-shirt da campanha "Sem Tabaco, 100% Fashion", que será lançada no Dia Mundial Sem Tabaco (31/05). Este ano, a OMS orienta que as ações tenham foco nas mulheres.

Um beijo,

Cris.





Um pouco de história:

Com a perspectiva de que o câncer alcance, até 2020, a primeira posição no ranking das causas de mortes no planeta, a luta contra o tabaco é palavra de ordem. "Sabemos que mais de 30% dos pacientes que recebem o diagnóstico da doença não passariam por isso se não fumassem. O percentual é alarmante", comenta o oncologista Murilo Buso. Comandante do movimento que une moda e antitabagismo no Brasil, o especialista angariou importantes apoios nos últimos anos, como os estilistas Walter Rodrigues (SP), Luiza Marcier (RJ) e Kumiko Watari (Londres). Além disso, colocou as camisetas criadas anualmente para a campanha em templos de consumo na capital federal - como as butiques Ana Paula, Galeria, Ortiga e Monna - e reverteu 100% das vendas a entidades que assistem pacientes carentes. Saiba mais aqui.

23 comentários:

Lola disse...

Não tenho blog de moda mas vou ajudar comprando a camisa, além de divulgar a campanha para os fumantes inveterados da família.

Simone Miletic disse...

Cris, conte comigo!

Lydi San disse...

Cris, conte comigo! (1)

Vanessa disse...

Estou dentro!!! Conte comigo!!

Unknown disse...

Gente, quem quiser fazer parte da rede pode mandar um e-mail para crisguerra.semtabaco@gmail.com.

Dany Braga disse...

Nossa , que elgal. Estou super, supre, super dentro. Só preciso saber quando será o dia das mensagens simultâneas para postar tb! beijão, Dany
www.danybefashionweek.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu abraço esta idéia!
A campanha é ótima e tem tudo a ver.
As fotos ficaram lindas de se ver.
Parabéns pelo trabalho.
Um abraço, Carolina.

Betty Gaeta disse...

Cris,
Tenho medo de dizer: "Conte comigo" e ter uma recaída. Sou ex-fumante, estou há qse 5 anos longe do cigarro, mas foi muito difícil deixar, e sei que sou uma dependente química, ou seja, serei uma tabagista para o resto da vida, embora não fume.
Vou desejar o maior sucesso na campanha, mas não me acho confiável, pois tenho tanta vontade de fumar.
Bjkas

Anônimo disse...

Pessoal,

O movimento "Sem Tabaco, 100% Fashion" não é xiita. Pessoas que fumam podem participar. De acordo com a OMS, o grande foco é incentivar crianças e jovens a não começar a fumar. Se você tem pode, deve apoiar.

Unknown disse...

Stand by me!!! Eu apoio!

www.vestirounaovestir.posterous.com

Clarisse disse...

Cris, conte comigo e com a Opposé.
Beijos!

Alaine disse...

Show de bola!! Quero participar, sim!!

www.opencloset.blogspot.com

Zita disse...

Olá
Bem que poderia ser um movimento mundial assim eu também participaria.

Beijos do outro lado do Oceano (Portugal)
Zita
http://acasinhadaaldeia.blogspot.com

S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S. disse...

Cris, tudo bem? Ano passado divulguei o trabalho Sem Tabaco, 100% Fashion, mesmo meu blog (www.passagenseturismo.com.br) não sendo da área da moda (ele é sobre turismo e o blog até está no seu blogroll, muito chique!). Esse ano, não vai ser diferente, vou abraçar a ideia e seguir junta na rede de blogs que irão divulgar a campanha. Tomara que meu blog seja aceito, pois afinal, os turistas também deve estar antenados na moda do sem tabaco, pois a natureza agradece, afinal um filtro de cigarro demora 5 anos para se decompor, sem falar em outros transtornos causados para aves e meio-ambiente. Quando tiver mais notícias sobre o assuntos nos fale! Beijos querida!

Marina G. disse...

Bem bacana a iniciativa! Meu blog não é de moda - é de variedades - quero muito participar da rede, já vou enviar um e-mail. Beijos e vamos a luta!

Aline disse...

Cris, siga a ACT no twitter (/actbr)!!!!! Somos uma ONG voltada à promoção de ações para a diminuição do impacto gerado pela produção, consumo e exposição à fumaça do tabaco. Adoramos o seu blog e sempre colocamos curiosidades, informações e notícias antitabagistas. Conheça também nosso site: www.actbr.org.br
Vamos colocar um link com esse seu post e parabéns pelo trabalho!

Abraços, Aline (estagiária de Economia)

Kira Aderne disse...

LIndas fotos!!!

Unknown disse...

Apoio 100% esta iniciativa.

Unknown disse...

vestirounaovestir@gmail.com

Unknown disse...

Contem comigo também. Tenho uma loja em Belo Horizonte, chama Criatura Brasil. Temos site, twitter e orkut e um mailing bem selecionado. Estou à disposição. Parabéns pela iniciativa.
isabela@criaturabrasil.com.br

Unknown disse...

Cris eu amei o look...e mais ainda a proposta..conscientizacao é a grande sacada.bjs