quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coisas que me derretem.


As flores que a Kellen mandou de longe e chegaram frescas e lindas.

E o email da Camila:

"Boa noite, Dona Cris Guerra,

Contei um segredo, outro dia, quando conversava ao telefone com a maravilhosa Silmara Franco. Contei pra ela o porquê de eu ver seu blog, o 'Hoje vou assim'. Ela falou de você - muito bem, adianto - e disse que você é bem acessível. Então, entre muitos outros, esse foi o e-mail que eu encontrei para te mandar. Espero que funcione. Porque da outra vez que mandei no "para Francisco" não funcionou e é completamente compreensível.

Mas agora o assunto é outro. Eu gostaria - juro - não me alongar, para não te cansar, sei a pessoa out que você é. Mas é o seguinte:

Não sou ligada à moda. Minhas roupas diárias alternam entre uniforme e pijama (pois é, a menina aqui é estudante do primeiro ano do ensino médio). Nunca me maravilhei vendo minha irmã comprando sapatos novos. Não vejo desfiles muito menos revistas de moda. Não gosto de como a moda é vista, popularmente. Não acho justo diferenciar alguém pelamoda e - sejamos sinceras - isso é muito comum. Não é o seu caso.

Mas então por que diabos eu vejo seu blog de moda todo santo dia?

Primeiro eu só via, olhava suas fotos, sorria e fechava a aba.
Depois comecei a ler os comentários.
Depois comecei a ler as legendas.
Um dia, após ter fechado, fiz a tal pergunta ali de cima. E ainda completei: Tô sendo hipócrita?
Sentei no sofá. Fui para o quarto, peguei seu livro e voltei para o sofá. Li algumas páginas - aquelas favoritas - e finalmente concluí: vejo seu blog de moda para te ver sorrir. De coração.
Percebi isso após ler algumas páginas tristes. A urgência agora era minha, Dona Cris. A urgência de te ver sorrir, mesmo que por foto. Daí entendi o meu sorriso involuntário a cada nova clicada no 'Hoje vou assim'.

Ta aí. Agora eu posso ver o 'Hoje vou assim' tranquila, sem ser escondido. Sim, porque digitar o endereço me dava agonia. E o segredo - que já não é mais segredo, afinal a Sil soube antes de você - agora vai ser revelado pras meninas que me cobravam no colégio, enquanto eu olhava seu blog, a Camila 'anti-modismo'.

Um beijo bem grande, com todo carinho do mundo.

Camila de Souza, São Bento do Sul / SC.

PS: Tudo bem, se esse não der certo eu mando outro. Qualquer dia desses.

38 comentários:

Unknown disse...

QUE LINDO!!!! ÓTIMO PARA COMEÇAR O DIA..

Unknown disse...

Essa menina fala por mim também; traduziu meu sentimento ao entrar aqui! Beijos

Telma Maciel disse...

Concordo com a Tatiana: ótimo texto pra começar o dia! E ela fala por mtas de nós, pq eu tbm não sou ligadona em moda, mas ADORO ver as possibilidades que vc nos mostra. Mas o mais legal, com certeza, é a alegria q vc transpassa através das fotos!
Um ótimo dia, sempre!

Camila Prada disse...

tb falou por mim! adorei! não sou fã de moda, mas sou a favor do alto astral: isso vc transmite e aqui tem de monte!!!
bjs

Lane de Deus Peixoto disse...

Que lindo!!! Já pensou a sua responsabilidade Cris? Um blog que começou despretensiosamente e agora faz os outros felizes... vc é formadora de opinião tbm, guia as pessoas em suas escolhas diárias por looks alternativos e não é nenhuma celebridade, atriz, top model... é uma pessoa comum, que trabalha, tem filho, já sofreu muito, mas deu a volta por cima... Eu simplesmente te adoro, embora quase nunca comente aqui, vc tem uma pessoazinha em Fortaleza (o outro extremo do país, já que essa menina é do Sul) que torce muito por vc, pela sua felicidade, sucesso e que vc continue nos iluminando com suas escolhas diárias de moda. Bjo no coração!
Lane de Deus

Leca Lichacovski disse...

Ai, que legal, Cris! Isso é o que podemos chamar de "sucesso" do blog.
Parabéns! Que esse seja apenas o primeiro e-mail que você receba!

Sônia disse...

Que fofa!!!
E muito sensível tbm.
Beijos Cris e Camila

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Que lindo!
Inspirador!

Cris, também te mandei um email há um mesm mais ou menos, para cristiwerneck@gmail.com.

Era sobre um poema e sua autorização para publicá-lo em meu blog.O título do email (caso esteja perdido aí é:'Uma lembrança pra teu filho, Cris'

Beijo e bom dia!

Silvana Maciel disse...

comentei outro dia, em postagem já atrasada, que nas tuas fotos, o que eu MAIS gosto (não SÓ o que eu gosto.. hehe..) é do teu sorriso! Sorrir o mundo é bom pra ele e pra nós! bjs,

Carol A Barros disse...

Que delicadeza!
Você inspira...

Isabela disse...

Nossa q lindo Camila!:)
Confesso q adoro moda ,mais entro todos os dias no blog só para ver a Cris q tmb adimiro d+.Parece q ela é uma pessoa da minha intimidade,vcs não achão???!!!hehheehhe
TUDO Q ELA COMPARTILHA COM A GENTE EU ADOROOOO!!!
bjão Cris e Camila

Deia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deia disse...

Camila, que grande escritora que você é! Ler um texto simples assim, mas tão rico em significados e figuras literárias, é o sinal claro de que você carrega consigo um dom!!!
Que bom que você não precisa mais sentir vergonha! Vou dividir contigo um segredo nosso (das adultas) : a gente também é cheia de pudores e medos do julgamento dos outros!
Aproveite a sua descoberta para ser mais feliz ainda mais cedo!
Cris, que graça você despertar paixões em todas as idades! Querida como sempre!! Um beijo suave em todas, bom dia!!!

Unknown disse...

Lindo email....e como escreve bem essa garota do 1º ano!!! A Cris sempre inspirando...hehe

Juliana Sampaio disse...

Essa Camila é uma menina especial, heim, Cris? Me emocionou. Um beijo pras duas.

Anônimo disse...

"sais minerais" que pérola você recebeu! aguenta coração!
como fotógrafa entro aqui para ver suas fotos e seu jeito solto de ser. acho o máximo! Você é uma mineirinha que nos dá muito orgulho!
parabéns! seja MUITO feliz!
bjos
claudinha

Bruna Tassis Fotografia disse...

Cris, você parece ser super simpática. Tipo: "poderíamos ser amigas", guardadas devidas circunstâncias.
Lia o "Para Francisco" também. Gosto de escrever para desabafar também. Até me identifico com você nisso. Embora o fato de fazer isso publicamente não faz parte dos meus planos.
O email da Camila foi lindo e percebo pelos comentários do blog que muita gente vem aqui prá isso também. (talvez por isso tem gente que não gosta de quem comenta quando não "aprova" um look, acha melhor que não se comente)
Mas, sem querer ser chatinha, eu venho prá ver os looks!
Adoro!
E ler os comentários, adoro também.
Seu sorriso, poses, tudo faz parte do look.
Deve ter, no fundo, um pouco de voyerismo em todos nós, coisa de de Big Brother da vida real, acompanhar alguém, "O show de Truman".
Tento comentar somente sobre as roupas.
Mas sei que a realização deve ser gande quando se lê emails carinhosos como este da Camila. E a sensação de responsabilidade também.
Muitas e diferentes expectativas existem em quem entra no seu blog.
"Somos responsáveis pelo que cativamos". (Saint Exupéry)

Até sábado (se der...)
Bjim.

Bruna Tassis Fotografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana disse...

Que delicadeza, mesmo!

Mas hoje quem inspira não é a Cris, é a Camila...

Bjo!

Luciana

josi stanger disse...

Mais um comentário com sorriso nos lábios... ela falou e disse... talvez teha expressado o desejo e a atitude de muitas de nós...
com carinho, de alguém que também gosta de te ver sorrir...
Josi

Fabiana disse...

Cris,
Esse e-mail (lindo) da Camila me remeteu diretamente à nossa querida Paloma, do "A elegância do ouriço". Digo "nossa" porque há um tempo li um post seu sobre o livro, coincidentemente na mesma época em que o comprei, e sei como a escrita e a "alma" da Paloma te encantaram também.
Adorei ser re-encantada pela Camila!
Beijos

Ana Lange disse...

Meus pais tb costumam ver às vezes o blog. E uma vez me disseram q vc é mto mais linda quando sorri. Acho q tá cheio de gente por ai querendo te ver sorrindo e feliz sempre.
Vc é um grande exemplo de força pra mim. E como eu sempre digo por aí, a Cris Guerra é minha ídola desde a primeira vez q eu conheci o Para Francisco e logo após o Hoje Vou Assim. Aprendi a fazer mais e reclamar menos.
Mas tb adoro ver teus modelitos e tb aprendi a ousar mais, embora ainda esteja meio longe de onde eu quero chegar.
bjos

Taia Assunção disse...

A Camila escreve com propriedade de um adulto. Faz um uso bastante interessante e estratégico da linguagem. Não há como não se encantar. E você Cris é formadora de opinião, passa conceitos, passa estilo, mas passa acima de tudo felicidade com esse sorriso de menina-mulher. Beijocas!

Anônimo disse...

Preciso falar.

A Camila Menina Linda chegou até mim através do HVA (numa das costumeiras gentilezas da Cris). E, do primeiro comentário dela até hoje, tenho o prazer de conversar com ela por email quase todos os dias. E prazer extra tive quando ela me ligou, dia desses. Foram noventa minutos e a sensação de que éramos velhas amigas. Vocês não imaginam a voz dessa menina. Um sotaque delicioso, uma delicadeza sem fim nas palavras. Impossível a gente não se apaixonar por essa menina de quinze anos que, de fato, é linda (tenho até foto!). Inteligente acima da média, às vezes ela me dá um baile na erudição. E, quando eu soube que ela havia enviado esta mensagem para a Cris, não pude deixar de ficar emocionada. Definitivamente, não estamos diante de uma menina comum.

Para fechar, vou contar para todo mundo que essa menina escreve. Sim, ela escreve muito. Guardem esse nome: Camila de Souza.

Um beijo grande em todas, e um especial para a Cris. Porque é ela quem faz tudo isto acontecer.

Silmara Franco
www.fiodameada.wordpress.com

Unknown disse...

Lindo...o sentimento por tras do texto!
É realmente muito bom ver suas roupas e ainda mais o sorriso combinando com todas!!! É engraçado, pq quem acompanha seu blog (como eu) se sente íntima, de casa e parece até que nos conhecemos.
É a magia da comunicação e as novas formas de criar laços (bem cor-de-rosas) de relacionamento - eita internet!!! @@

Sou sua fã! Leio o Para Francisco e me emociono sempre... e torço por vc!
Bjo grande,
Daniela Campos (BH)

Danieli disse...

Oi Cris! Boa tarde! Falando do texto que vc recebeu e lógico "derreteu" rs.
Você não acha que coisas assim te fazem perceber que vc é MUITO GRANDE e que basta que sua expressão mude e o dia de uma pessoa do outro lado do país também vai mudar?
Vc emociona, vc anima, vc inspira...
Receba meu carinho hoje e a cada passada minha por aqui, ok?
Um forte Abraço!

Michelle disse...

Puxa... amei. Cris, me emocionei, imagina tu!!
Abraço,

S. disse...

Caraca...além de traduzir em palavras o que todas nós sempre viemos ver aqui...escreve bem pra caramba!! Educação é realmente a base de tudo, desde a boa escrita ao transpor de ideias.

Bel disse...

... que amor! Pode ser amor esse amor que deseja sem bem saber bem o porquê? Talvez ... esse seja o início do amor. A admiração. A vontade de que seja feliz.... incodicionalmente. De instantes à instantes.
Tão doce ... que sempre seja doce, Cris.
Que sempre sejas doce, Camila.

Poesia é a concretude do sentir,

Beijo pra cada uma das duas ... beijo pra quem quiser recolher.

Bel.

Camila de Souza disse...

As rosas não parecem uma ilustração do meu e-mail?
Achei lindas.

Assim como achei lindos os comentários. Mas que leitoras incríveis que a Cris tem. O 'Hoje vou assim' é o tipo de lugar que eu quero visitar pra sempre.

Obrigada a todas pelos comentários. Obrigada a você, Cris, pela iniciativa de publicar o e-mail. Tudo isso, como disse a Sil, é você quem faz acontecer. E merece.

Cris, você conseguiu fazer de hoje, um daqueles dias que nunca vou esquecer. Porque guardei todos os comentários no coração.

Um beijo bem grande, com todo carinho do mundo. Para todas.

Camila de Souza

Anônimo disse...

A Camila foi nossa porta voz, achei maravilhosa a atitude dela de uma delicadeza única, bjus a vc Cris e a Camila também.

Valéria Pacheco disse...

Simplesmente LINDO, VERDADEIRO e muito EMOCIONANTE!!!
AMEIIII! De coração!
Beijos pra Cris e Camila!!!

Pequena disse...

Meninas (e eventuais meninos que passam por aqui), isso tudo é muito bonito. Muito obrigada por esse carinho. Muito, muito, muito. E é realmente impressionante a inteligência e a escrita da Camila, sem falar na sensibilidade, né? O mundo tá cheio de gente muito especial e acho que aqui se reúnem muitas delas! Um beijo carregado de carinho no coração de cada um(a).

Dani Maciel disse...

Cris! esta é a segunda vez que faço um comentário aqui, no primeiro eu disse: adoro qdo vc sai sorrindo nas fotos! desta vez é pra dizer que acho que não sou só eu...Camila, super fofa!!!bj

BeL Albuquerque disse...

Seu sorriso é fundamental!

Bjux

Ma disse...

Nossa, que lindo!!! Estou encantada! Sim, muita coisa linda acontece por aqui, por meio de vc, Cris!
Muito bom!
Beijos para todas(os)! Hj, especial para a Camila...

Rafael Freitas disse...

Qualquer dia eu que vou te mandar um email desses, Cris!


Ô palavras mais acertadas essas da Camila, viu?!

beijo!

Anônimo disse...

A Camila é um presente desse incrível mundo virtual.
Ela surgiu na minha caixa de e-mails com um despretensioso convite pra conhecer sua ilimitada mente.

Me encantei de cara. Com sua doçura de moleca e sua narrativa de veterana. Uma menina de 15 anos que está a anos-luz de muita, muita gente.

E através dela, vejam só!, conheci pessoas encantadoras e blogs incríveis, como a Silmara e seu fio maravilhoso; o Tiago Moralles e seus microcontos que alargam o coração... e Cris, a guerreira, com seu sorriso fácil e emoções transformadoras.

Camila e Cris. Esta dupla vai dar samba. Ou quem sabe rock'n'roll? :)

Beijos pras duas!

Marga Dambrowski
http://margadambrowski.blogspot.com