sexta-feira, 5 de março de 2010

O que são 40 reais pra você?



40 reais. Pra mim, este pode ser o total da conta no fim de uma noite tomando cerveja com os amigos e comendo um tira-gosto. Não dá nem pra jantar num bom restaurante. Para o meu afilhado do Fundo Cristão, pode ser um short, duas cuecas, duas camisetas de malha e um caderno.



Há alguns anos eu contribuo para o Fundo Cristão com essa quantia quase simbólica. Nesses anos todos, minha vida mudou muito. Eu não tinha filho, tinha um namorado e um salário acima da média. Depois perdi o namorado, deixei um cargo de direção e passei a criar um filho sozinha. Hoje pago uma quantidade considerável de contas, mas, nesse vai-e-vem, mantive o compromisso. E acho que são os 40 reais mais bem investidos do meu orçamento.



É que nesse tempo todo eu ganhei tanto. Trocar cartinhas com o Fernando, meu afilhado, com fotos e palavras de carinho, receber notícias dele, de seu desenvolvimento na escola, de sua família, que mora lá no norte de Minas, faz o meu coração sorrir quentinho. Não é nada pra mim, mas é tanto pra ele.



Anos atrás, quando eu já era madrinha do Fernando, o Gui me mostrou um conhecido que frequentava a igreja onde o pai dele era pastor e comentou: "Tá vendo aquele cara ali? Ele cresceu ajudado pelo Fundo Cristão. Fez faculdade, formou família, tem uma empresa e qualidade de vida bacana." Terminando a frase, ele já tinha os olhos cheios d'água. Foi então que eu percebi o valor dessa atitude.



Quando o Fernando me escreve, ele sempre conta o que faz com o dinheirinho extra que mando em datas especiais como Páscoa, aniversário, Dia das Crianças ou Natal. E sempre me dá vontade de chorar quando leio coisas como: "Com o seu presente comprei um caderno, uma bermuda e uma caixa de lápis de cor pra minha irmã." E então eu coloco o meu rabinho entre as pernas, entre a alegria de ajudar e uma certa vergonha pelas vezes que reclamo de falta de grana.



O Fundo Cristão para Crianças é uma instituição séria, de desenvolvimento e proteção infantil, que há 43 anos luta contra a miséria e a desnutrição de milhares de crianças nas regiões de extrema pobreza no Brasil. Não possui nenhum vínculo político ou religioso e só depende da ajuda de padrinhos e madrinhas para continuar promovendo cidadania a milhões de pequenos brasileiros.



Atualmente, são 64 mil crianças apadrinhadas no Brasil. Destas, 55 mil são apadrinhadas por estrangeiros e só 9 mil crianças têm padrinhos brasileiros.



Mas você pode ajudar a aumentar este número. Qualquer pessoa ou empresa pode se tornar padrinho ou madrinha de uma ou mais crianças e acompanhar o seu desenvolvimento por meio de visitas, correspondências e muito mais. A participação é totalmente voluntária e o padrinho não cria nenhuma responsabilidade legal com o afilhado ou com a organização.


Seja você também um padrinho ou uma madrinha do Fundo Cristão para Crianças. Com 37 reais por mês, você transforma a vida de uma criança. Visite o site e conheça mais o trabalho do Fundo Cristão para Crianças.

É muito pouco pra você. E pode ser tudo para uma criança.

Todas as imagens mostram situações reais de pessoas que fazem parte dos projetos realizados pelo Fundo Cristão para Crianças. Todos os menores foram autorizados por seus responsáveis legais.

38 comentários:

Lívia Monnerat disse...

Oi, Cris! Esse projeto é mesmo incrível! Minha tia é madrinha de um menino e fui a Minas uma vez com ela visitá-lo. Foi muito lindo ver o impacto do Fundo Cristão na vida de tantas crianças! :)
Bjos pra vc.

Laura Friche disse...

Cris,

Gostei tanto, tanto do projeto e tanto desse post...

Não vejo mal nenhum em mudar, em ser uma pessoa diferente do que você já foi, de crescer, de frutificar... seu depoimento mostra que, mesmo com todas as mudanças, na essência você é a mesma... isso vale ouro, querida Cris.

Pelo incentivo, pela inciativa e pela coragem de expor mais esse lado da sua vida, e pela dedicação: AMO VOCÊ!

Um BjO

Karina e Kátia disse...

Guria que legal o post...o projeto é incrivel bjao e bom fds

http://gauchasnamoda.blogspot.com/

Licia disse...

Poxa,que legal esse projeto!É tão pouco para nós e tão importante para essas crianças!

Marina G. disse...

Que lindo gesto de amor Chris, não conheço o Fundo, mas sempre que posso doo algumas coisas a instituições que ajudam pessoas mais necessitadas.
Dá mesmo um nó na garganta ao ver que com tão pouco eles fazem verdadeiros milagres.

1 beijo.

Lipe disse...

Sem dúvida alguma, você nessa bela atitude de divulgar em seu blog uma iniciativa tão importante irá arrecadar mais alguns bons padrinhos para o Fundo.

Parabéns. Sempre acompanhei seus blogs, porém é a primeira que comento.

Boanoitefatima disse...

Belíssima iniciativa, Cris!
É importante uma pessoa que exerce tanta influência nas pessoas como você, divulgar uma causa tão bacana.

Eu também sou de BH e já acompanho o "Hoje vou assim" há algum tempo- e adoro! Agora, juntamente com uma amiga do Jornalismo, estamos com o "Boa noite fatima", escrevendo o que a gente pensa, sente e vê por aí. Confesso que seu blog ajudou muito para que eu botasse a mão na massa e me dedicasse a fazer um também.

Continue fazendo posts tão legais como este e claro, mostrando looks lindos pra gente se inspirar por aqui! hahaha

Um beijo!
Damy

glaucia disse...

Olá Cris,
parabéns por este post. Todos os dias eu dou uma olhada em como vc foi e hj tive uma ótima surpresa ao me deparar com este post.
Acabei de apadrinhar uma criança e estou muito feliz. Há algum tempo venho procurando uma instituição de confiança com a qual eu possa contribuir. Obrigada e parabéns pelo blog!

Deveria estar estudando disse...

Cris, linduquinha, recebi seu e-mail.
O que aconteceu é que fiquei chocada quando recebi visitas de meninas da blogolândia "Anna" e "Mia", os nomes que elas dão para anorexia e bulimia. Tudo muito triste. Elas se acham feias, estão se matando, mas visitam nossos blogs e adoram. Achei que algumas palavras seriam positivas para elas.
Obrigada pela resposta, você é uma linduquinha.
bjks.
Mel

Aninha disse...

Nunca comento aqui, mas nesse fui obrigada. Meus pais tem ONG, (www.casadaesperanca.net e www.afisvale.org.br), já fui voluntária, sei o quanto o nosso pouco faz diferença. Vou apadrinhar uma criança já. Parabéns pelo post e pela atitude! Beijos

Nem eu disse...

Cris, é por essas e por outras que vc tem tantos fãs. Lindo exemplo, lindo textos, linadas fotos e, principalmente, linda atitude. Tb quero apadrinhar uma criança, vou me informar!
Beijos e parabéns! :)*

Bruna Tassis Fotografia disse...

Não conheço o trabalho deste fundo. Mas é muito importante que, aqueles que se sentem propensos a ajudar tomem um atitude.
Procure em sua cidade uma instituição séria e coloque aquilo que puder. Seja dinheiro, tempo ou carinho. Ou procure por programas sérios de trabalho social.
É gratificante, mas mais do que fazer por nós mesmos é fazer algo pelo outro.
A divulgação que você fez é também importantíssima. Uma iniciativa bacana.
Bjim.

Bel disse...

Cris,

Adorei e imediatamente resolvi apadrinhar também. A Kate acabou de entrar na minha vida! Obrigada por ter sido a mensageira dessa boa nova !

Beijos,

Isabela

Leandrô/Lemão! disse...

Beem interessante. O dinheiro e seu valor é muito relativo para as pessoas. Para algumas 40 não é nada, para outras (quase dizendo milhões), é muita coisa.
Gostei!

Maria disse...

É bonito vê-la usar a popularidade do blog para ajudar.

Technodexter disse...

hi nice post & i also like this blog so much ... pls visit here: http://technotexter.co.cc/

Mari disse...

Cris, você realmente é uma pessoa especial...

camila disse...

Linda iniciativa, Cris. Às vezes queremos ajudar, mas não sabemos de que forma. Vou apadrinhar uma criança hoje mesmo. Ah, e divulgar o site!

Bjs!

Iza disse...

Cris,
Já disse isso aqui e torno a repetir, você me faz acreditar num mundo melhor.
Te agradeço por isso!
A nossa existência só tem sentido quando compartilhamos com o outro a nossa humanidade.
Ninguém é feliz sozinho.
Beijo.

Claudinha Resende disse...

Apadrinhei o Francisco.

Obrigada!

Bjocas

Claudinha

Denisinha disse...

Cris,
Obrigada pela dica!
Há tempos venho procurando um programa como esse, mas que fosse sério.
Acabei de apadrinhar uma criança.
Bjs!

Anônimo disse...

Oi Cris, que bacana esse projeto e sua atitude de querer ajudar o proximo.. tbm quero ajudar...

Amei seu blog

Bjus

Silvia Thamires

loucaspormake.blogspot.com

Júlia disse...

Oi Cris!
Parabéns pelo post!!! Me sensibilizou muito o seu texto, essas fotos... Já coloquei no meu twitter esse link e tô espalhando por aí!:)
Menina, entrei lá no site do Fundo Cristão e levei um susto com aquela foto do menino chorando... Não sei se é por aí... Acho que podíamos dar um toque neles sobre isso, o que vc acha? Sou professora de Design e tenho estudado muitos exemplos desse tipo com meus alunos. A gente se pergunta até que ponto uma imagem chocante, negativa, é eficiente nesses casos, quando se quer sensibilizar e estimular a solidariedade das pessoas? Acho que seu post com esse texto lindo e com a carinha dessa criançada dá muito mais vontade de ajudar! :)
Bom, minha opinião.
De qualquer forma, vou ajudar já! E mais uma vez, parabéns por tudo que vc faz!!!!
Beijão procê Cris! <3

Born to Shop disse...

Oi Cris!
Quando paramos para pensar o tão pouco para a gente pode ajudar tanto! R$37,00 não é quase nada do nosso orçamento... Parabéns pela sua iniciativa! e pela dica, fiquei com muuuita vontade de ajudar!
bjoooo

Lane de Deus Peixoto disse...

Conheço o Fundo Cristão há mais de dez anos, desde a época da faculdade, cheguei até eles por intermédio da minha prima que conhecia a diretora de um dos projetos. De lá pra cá já organizei três bibliotecas (sou bibliotecária) e convivi de perto com essas crianças e vi seus desenvolvimentos, é lindo mesmo. Estou afastada agora pq não tenho mais horário disponível, mas plantei a semente e deixei seguidores por lá e isso me deixa orgulhosa também. Bjos e parabéns.

Eve disse...

Cris,
Acompanho seu blog desde o primeiro ano e gosto muito. Sou de BH, esses dias vi você com seu filho na rua, mas fiquei meio sem graça de te abordar. Minha vontade foi de te chamar "oi vc naõ é a cris guerra do hoje vou assim? " e te dizer qeu seu blog é muito original e inspirador ( depois da sua idéia já tem tanta cópia...). A respeito do FCC também sou madrinha e concordo com vc a respeito da divulgação. Essa atitude ajuda em muito a vida dessas crianças e para a gente não é tanto esforço assim.
Beijos de fã,
Eve

Camila Catalan disse...

Olá Cris,

Meu nome é Camila e trabalho no Fundo Cristão para Crianças. Fiquei super feliz em ler a sua postagem e mais feliz ainda com os comentários que ela estimulou, com as pessoas que se sensibilizaram e também decidiram apadrinhar. Esses R$ 37 beneficiam a criança, sua família e toda a comunidade com projetos sociais que visam capacitar as comunidades rumo à sustentabilidade. A todos que desejam saber mais, coloco à disposição o e-mail comunicacao@fundocristao.org.br. Será um prazer esclarecer as dúvidas de cada um de vcs. Cris, obrigada pelo apoio fundamental. Com madrinhas como vc ao nosso lado, renovamos ainda mais nossa esperança de transformar vidas.

Beta Bernardo disse...

Que post lindo!! Me fez chorar e pensar!
Obrigada! ;))
Bjks, Beta

Unknown disse...

Olá Cris, não conhecia essa fundação, valeu pela dica, já apadrinhei uma criança,

Cris Martins disse...

Muito legal seu post Cristiana, fui ajudada pelo Fundo cristão por boa parte da minha vida, minha madrinha era americana e sinto muito por não ter o contato com ela para agradecer tudo o que ela fez por mim. Hoje tenho 22 anos,moro em BH, também me chamo Cristiana e curso a graduação em Design de Moda na UFMG, onde faço o terceiro período. Não fosse pelo fundo cristão minha realidade seria outra,certamente. E agora lendo seu post eu vi que chegou minha vez de ajudar alguém. Um grande abraço!

Camila Catalan disse...

Oi Cristiana! Porque você não escreve um depoimento pro Fundo Cristão contando sua história. Tenho certeza de que iria inspirar muita gente. É só enviar pra comunicacao@fundocristao.org.br.

Val disse...

Que projeto MARAVILHOSO Cris!!
Sua vida e suas escolhas fazem diferença na minha vida, e consequentemente nas minhas escolhas!
A partir de abril também serei uma madrinha. :D

Sueli Figueiredo disse...

Essas ações não são para qualquer pessoa, é coisa pra gente especial...Você é especial!

Lígia disse...

Graças ao seu post apadrinhei uma menininha hoje! nice work ;)

Lis disse...

Eu também apadrinhei uma criança agora graças ao seu post, obrigada pela dica!

Unknown disse...

Camila, obrigada pela dica, enviarei um e-mail sim, esta semana. Grande abraço!!!:)

Tina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tina disse...

Nós da Reciclo apoiamos e acompanhamos de perto essa causa. O Fundo Cristão tem uma administração e ação impecáveis e foi isso que nos conquistou e nos fez trabalhar com tanto empenho na função de divulgar a Instituição. Coisa que a Chris fez muito bem com esse post... Fiquei emocionada! Obrigada ao "Hoje vou assim" e obrigada a todos que comentam, divulgam, apadrinham e contribuem para a causa. A carência não pode ser banalizada e ignorada por nós, não podemos cruzar os braços e nos acostumar com nosso "subdesenvolvimento".